Que tal começar o ano dando uma geral no seu guarda-roupa?
Muita gente guarda por anos peças de roupa que nunca mais pretendem usar, quando poderiam perfeitamente dar utilidade a elas, ou doá-las a quem precisa.
E o pior: estas roupas, cobertores, toalhas, bolsas, sapatos e outras peças tornadas inúteis ocupam espaço e ficam no caminho sempre que você quer escolher o que usar.
Existem vários abrigos, comunidades e bairros carentes com famílias que adorariam receber estas doações.
Marque na sua agenda para o final de semana, e dedique duas horas para abrir seu guarda-roupa, rever cada uma das prateleiras, cabideiros e gavetas, tirar T-U-D-O que existe lá dentro(cuidado com as baratas) e reorganizar, separando o que não precisa mais e colocando em caixas as peças que não retornarão ao guarda-roupa e serão levadas para a doação.
Para melhores resultados, você tem que tirar 100% das peças do guarda-roupa. Dê atenção especial às seguintes categorias:
- Roupas que não servem mais: Muito grandes, ou muito apertadas. Decida o que quer fazer com elas, mas não as coloque junto com as que servem. Se achar que é cedo para doá-las, coloque-as em uma caixa e guarde-as em separado, para não ficarem no caminho a cada vez que você for escolher o que quer usar.
- Peças que você precisa, mas raramente tem oportunidade de usar: coloque-as fora do caminho, em um canto. Se estiverem em cabides, tente arranjar algumas capas plásticas (aquelas que as lavanderias usam para proteger peças em cabides) para preservá-las melhor. Aproveite e avalie se não está na hora de mandar lavá-las!
- Peças que perderam a forma: esticadas, tortas, elástico “cansado”? Separe-as e livre-se delas. Avalie se ainda estão em condições de uso para doação, ou transforme-as em estopa. Isso mesmo, ESTOPA!
- Peças manchadas ou desbotadas: Você precisa tomar uma decisão: ou vale a pena tentar tirar a mancha, ou a peça tem de sair definitivamente do guarda-roupa.
- Peças da estação passada: O verão está começando, e está na hora de rever com atenção as peças de inverno. Separe (e doe) as que você tem certeza de que não irá usar no inverno seguinte, e avalie quais das que sobraram (especialmente roupas de cama) estão precisando ser lavadas antes de ser guardadas.
- Cama, mesa e banho: Você não tem toalhas demais? E lençóis? Se faz muito tempo que não usa alguns deles, pode ser a hora de se livrar deles.
Quando terminar o emagrecimento do guarda-roupa, é hora de recolocar tudo, mas agora repensando o uso do espaço. Coloque primeiro as peças usadas com mais frequência, dando a elas os melhores espaços, e depois use as sobras para armazenar as peças usadas mais raramente.
Depois que você olhar seu guarda-roupa limpinho, arrumadinho e sem aquele monte de roupa sem uso empilhada, vai me agradecer pela idéia!
Mãos à OBRA! =*
Nenhum comentário:
Postar um comentário